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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 2Código: 6462542

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Figuras de Linguagem Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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Texto 2 O Assinalado Tu és o louco da imortal loucura, o louco da loucura mais suprema. Aterra é sempre a tua negra algema, prende-te nela extrema Desventura. Mas essa mesma algema de amargura, mas essa mesma Desventura extrema faz que tu'alma suplicando gema e rebente em estrelas de ternura. Tu és o Poeta, o grande Assinalado que povoas o mundo despovoado, de belezas eternas, pouco a pouco. Na Natureza prodigiosa e rica toda a audácia dos nervos justifica os teus espasmos imortais de louco! BILAC, Olavo. In: BARBOSA, Frederico (Org.). Clássicos da poesia brasileira. Rio de Janeiro: O Globo, Klick Editora, 1997, pp.163-164. Texto 3 Casablanca Te acalma, minha loucura! veste galochas nos teus cílios tontos e habitados! Este som de serra de afiar as facas não chegará nem perto do teu canteiro de taquicardias... Estas molas a gemer no quarto ao lado Roberto Carlos a gemer nas curvas da Bahia O cheiro inebriante dos cabelos na fila em frente no cinema... As chaminés espumam pros meus olhos As hélices do adeus despertam pros meus olhos Os tamancos e os sinos me acordam depressa na madrugada feita de binóculos de gávea e chuveirinhos de bidê que escuto rígida nos lençóis de pano CESAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Brasiliense, 1982, p.60. a) Determine as diferenças no emprego da linguagem e na concepção formal entre os poemas de Olavo Bilac e Ana Cristina César. b) Indique a figura de linguagem presente no seguinte verso do texto 3: “Os tamancos e os sinos me acordam depressa na madrugada feita de binóculos de gávea”.


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Figuras de Linguagem - Músicas (Interpretação de textos)

Exibir Questões - PUC - RIO DE JANEIRO

Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10545

Primeiro exame de qualificação

Ironia Paradoxo Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Não tardaria muito que saissem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (t. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: (A) metonimia e metáfora (B) antítese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anáfora e alusão


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 19Código: 7456075

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Expostos na web desde a gravidez Mais da metade das mães e um terço dos pais ouvidos em uma pesquisa sobre compartilhamento paterno em mídias sociais discutem nas redes sociais sobre a educação dos filhos. Muitos são pais e mães de primeira viagem, frutos da geração Y (que nasceu junto com a internet) e usam esses canais para saberem que não estão sozinhos na empreitada de educar uma criança. Há, contudo, um risco no modo como as pessoas estão compartilhando essas experiências. É a chamada exposição parental exagerada, alertam os pesquisadores. De acordo com os especialistas no assunto, se você compartilha uma foto ou vídeo do seu filho pequeno fazendo algo ridículo, por achar engraçadinho, quando a criança tiver seus 11, 12 anos, pode se sentir constrangida. A autoconsciência vem com a idade. A exibição da privacidade dos filhos começa a assumir uma característica de linha do tempo e eles não participaram da aprovação ou recusa quanto à veiculação desses conteúdos. Assim, quando a criança cresce, sua privacidade pode já estar violada. OTONI, A. C. O Globo, 31 mar. 2015 (adaptado). Sobre o compartilhamento parental excessivo em mídias sociais, o texto destaca como impacto o(a) @ interferência das novas tecnologias na comunicação entre pais e filhos. desatenção dos pais em relação ao comportamento dos filhos na internet. distanciamento na relação entre pais e filhos provocado pelo uso das redes sociais. fortalecimento das redes de relações decorrente da troca de experiências entre as famílias. desrespeito à intimidade das crianças cujas imagens têm sido divulgadas nas redes sociais. O © ®


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3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 6Código: 6971140

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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O Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula — “Paz no futuro e glória no passado.” Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge a luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, Es tu, Brasil, O Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento). O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a) WOOO reverência de um povo a seu país. gênero solene de característica protocolar. canção concebida sem interferência da oralidade. escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa. artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.


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4(UNESP - 2017)Número Original: 7Código: 6988667

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Em “Conta ela que seu Afredo, mal viu minha tia sair, cnegou- -se a ela com ar disfarçado e falou [...]' (12º parágrafo), a conjunção destacada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por: (A) assim como. (B) logo que. (C) enquanto. (D) porque. (E) E) ainda que.


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5(UNESP - 2016)Número Original: 26Código: 6986821

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Por homonímia entende a tradição: “propriedade de duas ou mais formas, inteiramente distintas pela significação ou função, terem a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, dispostos na mesma ordem e subordinados ao mes- mo tipo de acentuação; como exemplo: “um homem são”; “São Jorge”; “são várias as circunstâncias”. Ela é possível sem prejuízo da comunicação em virtude do papel do contexto na significação de uma forma, como sucede com “são” nos exemplos dados. (Evanildo Bechara. Moderna gramática portuguesa, 2009. Adaptado.) Em qual tira o efeito de humor decorre, em larga medida, deste fenômeno linguístico? Justifique sua resposta. Elabore duas frases nas quais apareçam dois termos que, com significados diferentes, tenham a mesma forma gráfica e fônica (utilize termos diferentes daquele explorado pela tira e daquele citado pelo gramático Evanildo Bechara).


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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